log in

ALINHAMENTO

Alinhamento de Direção

Avalie este item
(0 votos)

Quando você leva seu carro na Ribeiro Serviços para trocar os pneus, nossos mecânicos sempre perguntam se você deseja fazer o alinhamento e balanceamento das rodas. Embora seja muito importante, você pode recusar e deixar seu carro como está. Mas saiba de uma coisa, rodas desalinhadas e/ou desbalanceadas vão causar desgaste desnecessário nos peneus do seu carro, fazendo com que o dinheiro economizado não vala a pena.
Os pneus precisam ser protegidos com um excelente balanceamento, portanto, nós quando perguntamos e aconselhamos a fazê-lo é para prolongar a vida útil dos pneus. 

MAS AFINAL, O QUE É ALINHAMENTO?
Quando passamos por buracos ou o pneu bate contra o meio-fio, as rodas podem ficar desalinhadas em relação ao volante. É fácil de perceber: Se a direção está puxando para um dos lados quando o volante está reto, é porque está desalinhado, sendo necessário fazer o alinhamento para reajustar os ângulos das rodas para que todas fiquem paralelas entre si e no mesmo ângulo que o volante.


O que é cambagem?
A cambagem é o grau de inclinação da parte superior da roda, podendo ser negativa (para “dentro” do veículo) ou positiva (para “fora” do veículo) em relação a um plano vertical. A cambagem muito negativa desgasta a parte interna dos pneus e a cambagem muito positiva desgasta a parte externa do pneu.

O que é caster?
Já o cáster é o ângulo de inclinação para trás (negativo) ou para frente (positivo) do braço de suporte do eixo na parte superior, com relação a um plano vertical. O cáster desigual faz com que o veículo puxe para um dos lados, provocando também um desgaste irregular na banda de rodagem dos pneus.

SAIBA MAIS
Quando você usa seu carro indo e voltando do trabalho, ou executa tarefas, ele fica desalinhado. Isto é quando você ouve o mecânico dizendo que você precisa de alinhamento de roda realizado no veículo. O mau alinhamento das rodas é causado pela condução excessiva de lombadas e buracos. Estes alteram a direção do seu veículo, bem como a suspensão. Quando ficar pior, você corre o risco de danificar componentes vitais do seu veículo, como pneus e outras peças.

Quando os componentes da sua direção e suspensão estão danificados, a segurança do seu veículo diminui e você tem custos extras. Vamos olhar para os sinais que você precisa para verificar o seu alinhamento e, em seguida, explorar os benefícios que vêm com um veículo devidamente alinhado.

O VOLANTE ESTÁ ALINHADO
Ao dirigir em uma estrada reta, nivelada e plana, seu volante deve estar quase em linha reta. A pequena discrepância é permitida devido à natureza da estrada. Se você perceber que a roda está fora do centro alguns graus em qualquer direção, você precisa ter um alinhamento feito. Alinhamento retorna o volante para o centro e melhora a dirigibilidade do seu veículo também.

VEÍCULO PUXANDO PARA UM DOS LADOS
Um veículo puxado é fácil de notar, especialmente quando você dirige em uma estrada reta . Você não precisa tirar as mãos do volante para perceber esse problema. Se você detectar um leve puxão para a direita ou para a esquerda quando suas mãos estão no volante, é hora de realizar um alinhamento das rodas. O alinhamento corrigirá a tração e melhorará a segurança e a dirigibilidade do veículo.

PADRÔES ANORMAIS DE DESGASTE DE PNEUS
Em circunstâncias normais, seus pneus precisam se desgastar uniformemente em todos os lugares. Se o desgaste é focado em apenas algumas áreas, você precisa suspeitar de problemas no alinhamento das rodas. Visite RIBEIRO SERVIÇOS para verificar todos os seus pneus para desgaste anormal.

O VOLANTE NÃO VOLTA AO CENTRO
É normal que, depois de completar uma curva acentuada, seu volante volte ao centro sem a necessidade de exercer qualquer força de sua parte. No entanto, você precisa manter ambas as mãos no volante para conseguir isso e manter o controle de seu veículo. Se o volante se mantiver no ponto de girar ou você tiver que usar a força para retorná-lo ao centro, será necessário fazer o alinhamento das rodas o mais rápido possível.

MANIPULAÇÃO INSTÁVEL
Se você perceber que o volante do seu carro está instável ou um pouco solto, uma possível causa seria o mau alinhamento das rodas. Você pode sentir isso enquanto dirige, ou pode perceber que seu veículo está ficando um pouco desleixado quando você negocia os cantos. Se você notar esses sintomas, certifique-se de ter seu alinhamento verificado.

O ALINHAMENTO FOI FEITO A MUITO TEMPO
Uma das maneiras infalíveis de saber quando fazer o alinhamento é quando uma quantidade considerável de tempo desde o último alinhamento das rodas. Você pode ter esse serviço como parte de seu programa de manutenção anual para garantir que suas rodas permaneçam no alinhamento recomendado. Geralmente, procure o alinhamento das rodas após 6 meses ou 6.000 kILÔMETROS, dependendo de como você usa seu veículo.

BENEFÍCIOS
Você fica para economizar dinheiro quando suas rodas estão alinhadas. Seus pneus durarão mais e você dirigirá sem qualquer risco de acidentes. Permanecer seguro na estrada é devido ao fato de que o alinhamento das rodas elimina a tração lateral - o que representa um alto risco, especialmente quando chove.

ENFIM
Você precisa de rodas perfeitamente alinhadas para economizar dinheiro e permanecer seguro na estrada. Antes de levar seu carro ao mecânico, certifique-se de observar vários sinais que apontam para um veículo mal alinhado. Depois de notar esses sinais, apresse-se a marcar uma consulta com na RIBEIRO SERVIÇOS para resolver o problema. O processo leva apenas algumas horas e você tem a garantia de segurança por vários meses.

 

Última modificação emTerça, 17 Julho 2018 17:54
Mais nesta categoria: Balanceamento »

Log in or create an account