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SUSPENSÃO EM GERAL

Suspensão em Geral

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Mesmo que os amortecedores estejam em uso desde os primeiros dias do automóvel, eles não são bem compreendidos pelo público em geral. Mesmo os entusiastas do automóvel vão negligenciar e, muitas vezes, ignorar os amortecedores do seu carro, degradando o desempenho de manuseio do carro e conforto de condução.

Ainda pior, choques desgastados podem ser perigosos, especialmente durante as manobras severas que podem ser necessárias para evitar um acidente. Como veremos, para um dispositivo tão simples, mas eficaz, os amortecedores parecem ter pouco respeito.

A gravidade da situação por incrível que pareça, apesar do nome, os amortecedores não absorvem choques. Na realidade, esse é o trabalho das molas no sistema de suspensão de um veículo. Quando uma roda encontra um solavanco, a roda se move para cima, comprimindo e armazenando a energia da protuberância na mola. Essa compressão é realmente o que absorve o choque da colisão.

Mas agora que a mola é comprimida, ela contém energia potencial que deve ser liberada. A mola faz isso saltando de volta ao seu comprimento não comprimido original, ao mesmo tempo empurrando o corpo do veículo para cima. Em um exemplo do velho ditado “o que sobe, deve descer”, a gravidade puxa o peso do corpo para baixo, recomprimindo a mola. Se os amortecedores estiverem gastos, o veículo acaba subindo a estrada depois de cada colisão até que toda a energia seja consumida. Nos piores casos, este salto pode realmente puxar os pneus de um veículo do chão, tornando o veículo incontrolável.

Os amortecedores, são montados ao lado (ou dentro) das molas em cada canto do veículo. O trabalho de um amortecedor é fornecer resistência ao movimento da mola. Tecnicamente falando, isso é feito tomando parte da energia que está sendo usada para comprimir a mola e transformá-la em calor. Portanto, quer o veículo esteja subindo ou descendo de um solavanco na estrada, esse movimento é controlado pelo amortecedor, e mais uma vez, parte da energia cinética liberada pela mola é transformada em calor pelo amortecedor. Esta conversão de energia evita que o corpo do veículo salte mais de uma vez ou duas vezes, proporcionando uma condução controlada e ajudando a manter os pneus do veículo em contato com o solo.

COMO FUNCIONAM OS AMORTECEDORES?
Se você já moveu a mão para a frente e para trás através da água, então, em princípio, sabe como funciona um amortecedor. A resistência ao movimento que você sente com sua mão muda com a velocidade - quanto mais rápido você mover sua mão, mais energia será necessária para empurrar contra a resistência da água.

Um amortecedor funciona da mesma maneira. Dentro do amortecedor, há um pistão que se move dentro de um tubo cheio de óleo. Conforme o pistão se move, o óleo é forçado através de minúsculos orifícios e válvulas dentro do pistão, controlando com precisão a quantidade de resistência ao movimento. Essa resistência ao movimento converte a energia em calor. (Sim, um amortecedor que tem feito seu trabalho em uma estrada difícil não esquenta!)

Embora tenha havido muitos projetos diferentes para amortecedores ao longo da história automotiva, hoje existem quatro tipos básicos disponíveis:

Tubo duplo
Mono-tube
Mono tubo preenchido com gás
Reservatório externo
Às vezes, esses tipos de amortecedores são incorporados a uma suspensão do tipo strut que usa o amortecedor como parte do suporte da mola, mas os princípios básicos ainda se aplicam.

CHOQUES DE TUBO
O design de tubo duplo é o mais comum e geralmente o menos caro. Estes são os amortecedores comuns que os carros de passeio e os caminhões típicos usam, e estão amplamente disponíveis em concessionárias de automóveis, lojas de autopeças e instalações de reparo. Como o nome indica, em um choque de tubo duplo, há dois tubos reais - um, o corpo de choque externo e o outro, um cilindro interno no qual o pistão se move. Pequenos orifícios ou orifícios no pistão, bem como válvulas especiais entre os tubos interno e externo restringem o fluxo de óleo para controlar o movimento da roda.

As limitações dos choques de tubo duplo tornam-se aparentes quando são usadas em estradas muito irregulares. Nesse caso, o movimento rápido do pistão pode causar superaquecimento e espuma do óleo, reduzindo a capacidade do amortecedor de controlar o movimento da roda. O resultado é um passeio que se torna cada vez mais desleixado, especialmente quando se viaja sobre uma superfície de tábua de lavar. Os amortecedores de tubo duplo para serviço pesado são geralmente mais resistentes, com eixos de pistão e pontos de montagem mais robustos, e podem usar óleos mais resistentes à formação de espuma, mas, no final, ainda têm as mesmas limitações.

CHOQUE MONO-TUBO
O calor gerado no choque de tubo duplo tende a ficar preso dentro das paredes do corpo do amortecedor, reduzindo sua eficácia no controle dos movimentos das rodas. O amortecedor monocilíndrico usa um pistão viajando dentro de um único tubo que é exposto mais diretamente ao ar. As vantagens e desvantagens gerais deste design são:

Ao se livrar do calor com mais facilidade, os choques mono-tubo são menos suscetíveis ao superaquecimento em estradas irregulares.
Eles são mais caros de fabricar, e as tolerâncias devem ser maiores e os selos melhor para manter o óleo dentro do corpo do amortecedor.
Choques mono-tubulares preenchidos com gás
Para evitar a formação de espuma e bolhas no óleo, o que degrada o desempenho do absorvente de choque, um choque mono-tubo preenchido com gás possui uma câmara de nitrogênio de alta pressão acima da câmara de óleo. Este gás de alta pressão dificulta a formação de bolhas no óleo, mesmo quando o amortecedor entra e sai muito rapidamente, como se estivesse viajando rapidamente em uma estrada muito áspera ou de tábua de lavar.

Os choques cheios de gás são caros, pois exigem tolerâncias estritas de fabricação, mas são muito resistentes ao desbotamento e, consequentemente, são populares em corridas off-road e ralis. Choques cheios de gás, a propósito, não são o mesmo que “choques de ar”, que usam uma câmara de ar separada do óleo de choque. Um choque de ar é na verdade uma mola de ar que eleva ou abaixa o veículo quando o ar é adicionado ou removido através de uma válvula.

CHOQUES EXTERNOS DO RESERVATÓRIO
O topo da linha em amortecedores é o projeto do reservatório externo. Esses choques, projetados principalmente para aplicações de desempenho e corrida ultra-altas, usam um corpo de amortecedores pequeno e leve que é conectado por meio de uma mangueira a um reservatório de óleo montado em uma parte diferente do veículo. O objetivo de um choque de reservatório externo é:

REDUZA O PESO NA RODA PARA MELHOR MANUSEIO
Fornecer melhor refrigeração para o óleo no reservatório
Forneça espaço aéreo significativo dentro do reservatório para que o óleo quente possa se expandir sem soprar as vedações
Permitir uma excelente capacidade de ajuste à medida que o óleo flui para e do corpo do amortecedor
Os choques externos do reservatório são muito caros e são realmente necessários apenas em aplicações extremas de alto desempenho.

 QUANDO COMPRAR AMORTECEDORES
Amortecedores duram muito tempo, mas tendem a se degradar lentamente ao longo da vida. Então, quando é hora de substituí-los?
Em alguns casos, um selo se romperá. Um choque coberto de óleo é uma boa indicação de que falhou.

O teste antigo de saltar em um pára-lama é realmente apenas um guia aproximado para saber se o seu veículo precisa de novos choques.
Normalmente, a lenta degradação no desempenho do amortecedor não será notada até que afete o manuseio de maneira bastante dramática.
Dependendo de quão difíceis são as estradas, os choques modernos podem durar de 80.000 a 100.000 milhas, mas lembre-se de que um choque com 60.000 milhas não terá um desempenho tão bom quanto um novo.
Os choques podem ser testados em uma máquina de choque, mas para isso é necessário retirá-los do carro. Com as taxas de mão-de-obra o que são, se o seu mecânico já tiver os choques antigos, faz sentido substituí-los por novos.

A substituição de choques desgastados pode revitalizar o manuseio de um veículo, devolvendo grande parte da nitidez que ele tinha quando era novo. Quando combinado com um novo conjunto de pneus, novos choques podem transformar um veículo de alta quilometragem com manuseio desleixado e um passeio saltitante.

Escolhendo amortecedores para o seu veículo
Escolher quais choques comprar depende em grande parte do tipo de veículo que você possui e do tipo de condução que você faz.

Os choques estão disponíveis em uma faixa de preços. Muitas vezes você recebe o que você paga.
Se você gostou do jeito que seu veículo pilotava e manuseava quando era novo, use substituições de equipamento original.
Se você estiver procurando por mais, há uma variedade de opções disponíveis para você, incluindo choques pesados ​​para transportar cargas pesadas e choques de desempenho para manuseio mais nítido.
Tal como acontece com a maioria dos componentes automotivos, é importante que você compre os choques certos para o seu veículo específico, uma vez que os choques incompatíveis podem afetar drasticamente o manuseio e podem até mesmo ser perigosos. O melhor conselho provavelmente virá de um mecânico que esteja familiarizado com o seu tipo de carro. 

Última modificação emQuinta, 19 Julho 2018 18:06

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